LIVROS DE NEUROCIÊNCIA DE AUTORIA DO PROFESSOR CÉSAR VENÂNCIO

2.a. REVISÃO PUBLICADA PSICOLOGIA CLÍNICA UNIVERSIDADE INTERAMERICANA PRINCÍPIOS GERAIS TOMO I Especialista Professor César Augusto Venâncio da Silva - Mestrando by Cesar Augusto Venancio Silva

http://caeeinespec1.yolasite.com/ http://pt.scribd.com/doc/100199239/EDICAO-PARA-IMPRESSAO-I EDIÇÃO PARA IMPRESSÃO I http://www.scribd.com/doc/100199239/EDICAO-PARA-IMPRESSAO-I http://www.scribd.com/doc/100199239/EDICAO-PARA-IMPRESSAO-I http://www.scribd.com/doc/100199239/EDICAO-PARA-IMPRESSAO-I#fullscreen

domingo, 13 de abril de 2014

Conceito. Gerontologia.

Professor César Augusto Venâncio da Silva.
Mestrando no Programa de Pós Graduação - Área de pesquisa: Mapeamento Cerebral. Campo de Estudos Especifico: Neurociência Clínica.
Maestría en Gerontología SocialUniversidad Internacional Iberoamericana - UNINI México
Máster en GerontologíaUniversidad Europea del Atlántico
Conceito.

Gerontologia (envelhecimento, estudo), segundo Metchnikoff (1903), a definiu como sendo a ciência que estuda o processo de envelhecimento em suas dimensões biológica, psicológica e social.  É uma ciência que se trata de um “campo multidisciplinar e interdisciplinar que visa à descrição e à explicação das mudanças típicas do processo de envelhecimento e de seus determinantes genético-biológicos, psicológicos e socioculturais”(Anita Liberalesso Neri). Em sentido didático amplo: é a ciência que estuda o processo de envelhecimento humano de modo a atender às necessidades físicas, emocionais e sociais do idoso. Na cognição dos pesquisadores G. E. Alkema e D. E. Alley (2006) a Gerontologia estuda os processos associados à idade, ao envelhecimento e à velhice, sendo uma área de convergência entre a biologia, sociologia e a psicologia do envelhecimento. O envelhecimento, nesse sentido, representa a dinâmica de passagem do tempo e a velhice inclui como a sociedade define as pessoas idosas. A biologia do envelhecimento estuda o impacto da passagem do tempo nos processos fisiológicos ao longo do curso de vida e na velhice. A psicologia do envelhecimento, por sua vez, se concentra nos aspectos cognitivos, afetivos e emocionais relacionados à idade e ao envelhecimento, com ênfase no processo de desenvolvimento humano. A sociologia baseia-se em períodos específicos do ciclo de vida e concentra-se nas circunstâncias socioculturais que afetam o envelhecimento e as pessoas idosas.

Biografia Especial.

lya Ilyich Mechnikov, nasceu na Carcóvia, em 16 de Maio de 1845 — Faleceu em Paris, 16 de Julho de 1916) foi um biólogo microbiologista e anatomista russo. Recebeu o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1908, juntamente com Paul Ehrlich, pelos seus trabalhos sobre imunidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário