Gerontologia Clínica: lipodistrofia.
A lipodostrofia (ou síndrome da redistribuição de gordura) tem sido atualmente, um dos maiores desafios no tratamento da infecção pelo HIV. Os principais fatores de risco para sua ocorrência são: longo tempo de infecção pelo HIV, longo tempo de uso de antiretrovirais e idade avançada. Clinicamente, consiste da perda da gordura periférica (face, braços e pernas), e acúmulo de gordura central (pescoço, tórax e abdômen). Este quadro trouxe de volta o estigma da AIDS, principalmente porque quando ocorre na face, há uma diminuição importante do tecido gorduroso, o que confere um aspecto inestético, de um aparente envelhecimento precoce que tem causado alteração do estado psicológico dos pacientes, com diminuição da autoestima e, consequentemente, influenciando em sua qualidade de vida. O tratamento consiste no preenchimento das áreas atrofiadas, podendo ser utilizados materiais preenchedores temporários ou permanentes. Os preenchimentos temporários consistem de autoimplante de gordura, ácido hialurônico, colágeno, e ácido polilático. Sua duração varia de 3 a 9 meses, de acordo com o material utilizado, e normalmente é utilizado em casos leves, ou em áreas aonde o preenchimento permanente não pode ser utilizado. O metacrilato, a poliacrilamida e o silicone são preenchedores permanentes, que em vários estudos tem demonstrado trazer melhores resultados, principalmente na relação custo/benefício. No Brasil, o mais utilizado é o metacrilato, pois além de se obter excelentes resultados estéticos e duradouros com este material, ele tem um custo menos elevado. O tratamento consiste de injeções, feitas paralelamente nas áreas atrofiadas, é um procedimento relativamente simples, mas que só deve ser realizado por profissional médico experiente e capacitado. Preenchimento da lipodistrofia com metacrilato: antes e depois 

A correção destas alterações devolve ao paciente o aspecto normal, melhora sua autoestima e permite uma convivência social mais tranquila.


Lista de doenças relacionadas com a "Lipodistrofia Parcial Familiar".
Ordem
|
Doenças
| |||
1
| ||||
2
| ||||
3
| ||||
4
| ||||
5
| ||||
6
| ||||
7
| ||||
8
| ||||
9
| ||||
10
| ||||
11
| ||||
12
| ||||
13
| ||||
14
|
Lipodistrofia é uma anormal distribuição de gordura corporal. Pacientes tendem a desenvolver uma resistência à insulina, diabetes e altos níveis de triglicerídeos. Algumas formas são hereditárias e incluem a síndrome de Berardinelli-Seip. A Síndrome também conhecida como Lipodistrofia Generalizada Congênita, caracteriza-se por:
1) Gigantismo acromegalóide infantil;
2) Hepatoesplenomegalia;
3) Taxas de colesterol, glicose e proteínas muito elevados no sangue;
4) Hipertrofia dos tecidos conjuntivo e tecido adiposo da pele, ânus em posição alta e presença de fosseta coccígea.
É uma forma de tesaurose (estado resultante do acúmulo de quantidades anormalmente grandes de substâncias normais ou patológicas – Tesaurizar). O portador da Síndrome de Berardinelli possui veias que parecem estar dilatadas, abdome proeminente, hérnia umbilical e hepatoesplenomegalia. No estado do Rio Grande do Norte, Brasil, a geógrafa Virgínia Dantas publicou uma dissertação sobre a síndrome, abordando especificamente a sua ocorrência na região do Seridó, Rio Grande do Norte.
Referência Bibliográfica.
AQUINO, R. C.; PHILIPPI, S. T. Consumo infantil de alimentos industrializados e renda familiar na cidade de São Paulo. Rev. Saúde Pública, v.36, n.6, p.655-660, dez. 2002.
ALTRICHTER, E.; BRÜSEMEISTER, T.; WISSINGER, J. (Eds.). Educational governance. Handlungskoordination und Steuerung im Bildungssystem. Wiesbaden: VS Verlag, 2007.
Associação de Gerontologia.
http://abgeronto.blogspot.com.br/p/politicas-publicas-para-idosos.html
CAMARANO, A.A. Brazilian population aging: differences in well-being by rural and urban areas. Rio de Janeiro, Ipea, 2002(Texto para discussão, 878). 24 Wong, L.L.R. e Carvalho, J.A. O rápido processo de envelhecimento populacional do Brasil R. bras. Est. Pop., São Paulo, v. 23, n. 1, p. 5-26, jan./jun. 2006.
BARRETO, S. A. J.; CYRILLO, D. C. Análise da composição dos gastos com alimentação no Município de São Paulo (Brasil) na década de 1990. Rev. Saúde Pública, v.35, n.1, p.52-59, fev. 2001.
BEHRMAN J. R.; DURYEA, S.; SZÉKELY, M. Aging and economic opportunities: major world regions around the turn of the century. In: Proceedings of the IUSSP General Conference. Salvador, Brazil, 2001.
BLOOM, D. E.; WILLIAMSON, J. G. Demographic transitions and economic miracles in emerging Asia. World Bank Economic Review,v.12, n.3, p. 419-56, 1988.
BOWMAN, M.J. Education, population trends, and technological change. In: ESPENSHADE and STOLNITZ (Eds.). Technological prospects and population trends, AAAS (American Association for the Advancement of Science), Selected Symposium 103, Washington, DC, 1987.
BAETHGE, M. Das berufliche Bildungswesen in Deutschland am Beginn des 21. Jahrhunderts. In: CORTINA, K. S.; BAUMERT, J.; LESCHINSKY, A.; MAYER, K. U.; TROMMER, L. (Eds.). Das Bildungswesen in der Bundesrepublik Deutschland. Strukturen und Entwicklungen im Überblick. 3rd ed. Reinbek: Rowohlt, p. 541-598.
BAUMAN, Z. Liquid modernity. Cambridge: Polity Press, 2007.
BOMMES, M.; RADKTE, F.-O. Institutionalisierte Diskriminierung von Migrantenkindern. Die Herstellung ethnischer Differenz in der Schule. Zeitschrift für Pädagogik, Jg. 39, H. 3, 1993, p. 483-497.
BURCHELL, G.; GORDON, C.; MILLER, P. (Eds.). The Foucault effect: studies in governmentality. Chicago, Illinois: University of Chicago Press, 1991.
Bourdieu P. Algumas propriedades dos campos. In: Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero; 1983. p. 89–94.
CAMARGO A. B.; FRIAS L.A. de M. Some aspects of the brazilian mortality: the XXth century and perspectives – Brazilian demography. Salvador, Brazil: IUSSP, 2001.
CARVALHO, J.A. M. de; WONG, L.R. Demographic and socioeconomic implications of rapid fertility decline in Brazil: a window of opportunity. In: MARTINE, G.; DAS GUPTA, M.; CHEN, L. (Eds.). Reproductive change in India and Brazil. Oxford University Press, 1988, p. 208-240.
COHEN S. Social relationships and health: Berkman & Syme (1979). Advances in Mind–Body Medicine. John E. Fetzer Institute. Department of Psychology at Carnegie Mellon University. Berkman LF, 17, p.5-7, 2001.
CHABBOTT, C. Constructing education for development: international organizations and education for all. London: Routledge Falmer, 2003.
Canguilhem G. O normal e o patológico. Rio de Janeiro: Forense–Universitária; 1982.
DATASUS – Ministério da Saúde. Informações de Saúde. Disponível em: <http://tabnet. datasus.gov.br>. Acesso em 01 jul. 2004.
DEMOGRAPHIC AND HEALTH SURVEYS – Macro International Inc.; BEMFAM – Sociedade Civil Bem-Estar Familiar no Brasil. Brasil, pesquisa sobre saúde familiar no Nordeste. Rio de Janeiro, 1997.
DOYLE, E. I.; FELDMAN, R. H. L. Factors affecting nutrition among middle-class adolescents in urban area of Northern region of Brazil. Rev. Saúde Pública, v.31, n.4, p.342-350, ago. 1997.
DJELIC, M. L.; SAHLIN-ANDERSSON, K. (Eds.). Transnational governance: Institutional dynamics of regulation. Cambridge: Cambridge UP, 2006.
EISENHARDT, K. M. Agency theory. An assessment and review. gement Review. Academy of Management Review, v. 14, 1989, n. 1, p. 57-74.
FÍGOLI M. G. B. Envelhecimento populacional e comportamento das aposentadorias urbanas no Brasil. In: WONG, L. (Coord.). O envelhecimento da população brasileira e o aumento da longevidade – subsídios para políticas orientadas ao bem-estar do idoso. Cedeplar/UFMG/ABEP, 2000, p.127-164.
FIMYAR, O. Using governmentality as a conceptual tool in education policy research. Educate, special issue, march 2008, p. 318.
FOUCAULT, M. "Soberania e disciplina". In: Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
GUATTARI, F.; ROLNIK, S. "Cultura: um conceito reacionário?". In: Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 1996.
Foucault M. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. São Paulo: Martins Fontes; 1990.
Foucault M. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. São Paulo: Martins Fontes; 1990.
FOUCAULT, M. Discipline and punish: the birth of the prison. London: llen Lane, 1977.
Fernando-Ballesteros, R. Prefácio. In: Paul, C. Ribeiro, O. (coord.). “Manual de Gerontologia: Aspetos biocomportamentais, psicológicos e sociais do envelhecimento”. Lisboa: Lidel. Eedições técnicas lda., 2012. p. Xv.
______. 'Governmentality'. In: BURCHELL, G.; GORDON, C.; MILLER, P. (Eds.). The Foucault effect: studies in governmentality. Chicago, Illinois: University of Chicago Press, 1991, p. 87-104.
______.Geschichte der Gouvernementalität 1/2: sicherheit, territorium, bevölkerung/Die Geburt der Biopolitik. 2 v. Frankfurt/ M.: Suhrkamp, 2004.
______.Security, territory, population: lectures at the Collège de France 1977-1978. New York: Palgrave Macmillan, 2007.
GOLDSTEIN. Lucila L, A pesquisa gerontológica no Brasil. Especiaria – Revista da UESC, 2001. Ano IV, nº 7, pág. 8 – 16.
Grande Enciclopédia Delta Larousse, vol. 2, Editora Delta S.A, Rio de Janeiro, 1970.
GOMES,FA. A et.al Manual de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro EBM. 1985.
MORANGAS. Ricardo M, Gerontologia Social: Envelhecimento e Qualidade de Vida. Paulinas, pág. 17 – 37.
GAMA, S.G.N.; SZWARCWALD, C. L.; LEAL, M.C. et al. Gravidez na adolescência como fator de risco para baixo peso ao nascer no Município do Rio de Janeiro, 1996 a 1998. Rev. Saúde Pública, v.35, n.1, p.74-80, fev. 2001.
GOMOLLA,M.; RADTKE,F.-O. Institutionelle Diskriminierung:die Herstellung ethnischer Differenz in der Schule.3. ed.Wiesbaden: VS Verlag, 2009.
GROSSMAN, S. J.; HART, O. An analysis of the principal agent problem. Econometrica, v. 51, n. 1, January 1983, p. 7-46.
GLEWWE, P.; KREMER, M. Schools, teachers, and education outcomes in developing countries. Harvard College at Harvard University. Center for International Development – CID, September 2005 (Working Paper, 122).
HACKING, I. Making up people. In: HELLER, T. C.; SOSNA, M.; WELLBERY, D. E. (Eds.). Reconstructing individuality: autonomy, individuality and the self in western thought. Stanford: Stanford University Press, 1986, p. 222-236.
HASENCLEVER, A.; MAYER, P.; RITTBERGER, V. Theories of international regimes. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.
Harper, Douglas. Taxonomy. Online Etymology Dictionary. Página visitada em April 18, 2011.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: <http:// www.ibge.gov.br/brasil_em_sintese/ default.htm>. Acesso em 01 jul. 2004.
______. Pesquisa de Orçamentos Familiares 2002-2003 – análise da disponibilidade domiciliar de alimentos e do estado nutricional no Brasil. Rio de Janeiro, 2004.
IPEA – Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas. Radar Social – 2005. Rio de Janeiro: Diretoria de Estudos Sociais – Disoc, 2005.
INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Os desafios do Plano Nacional de Educação, setembro 2004.
JAKOBI, A. P. International organizations and lifelong learning: from global agendas to policy diffusion. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2009.
Judd, W.S., Campbell, C.S., Kellog, E.A., Stevens, P.F., Donoghue, M.J. (2007) Taxonomy. In Plant Systematics - A Phylogenetic Approach, Third Edition. Sinauer Associates, Sunderland.
JESSOP, B. State theory: putting capitalists states in their place. Cambridge, Mass.: Polity Press, 2009.
JONES,P.W.; COLEMAN,D. The United Nations and education: multilateralism, development and globalisation.London:Routledge Falmer, 2005.
LINDH, T.; MALMBERG, B. Age structure effects and growth in the OECD, 1950-1990. Journal of Population Economics, 12(3), p. 431-450, 1999.
LEMKE, T. An indigestible meal? Foucault, governmentality and state theory. Distinktion: Scandinavian Journal of Social Theory, n. 15, 2007, Disponível em: <http://www.thomaslemkeweb.de/publikationen/IndigestibleMealfinal5.pdf.Acesso em: 12 dez. 2009.
LLOYD, D.; THOMAS, P. Culture and the state. New York: Routledge, 1998.
LIBERATO, V. C. A oferta de trabalho masculina “pós-aposentadoria” Brasil urbano – 1981/2001. Dissertação de mestrado. Belo Horizonte: Cedeplar/UFMG, 2003.
MOREIRA, M.M. de. Envelhecimento da população brasileira. Tese de doutorado. Belo Horizonte: Cedeplar/UFMG, 1997.
MUNIZ O. J. As descontinuidades demográficas exercem efeito sobre o mercado de trabalho metropolitano dos jovens? Dissertação de mestrado. Belo Horizonte: Cedeplar/UFMG, 2003.
MARTENS, K.; RUSCONI, A.; LEUZE, K. (Eds.). New arenas of education governance: the impact of International organizations and markets on educational policymaking. Basingstoke: Palgrave, 2007.
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. "Multidisciplinaridade" (verbete). Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2002. Educabrasil. Visitado em 19 de março 2014.
Manktelow, M. (2010) History of Taxonomy. Lecture from Dept. of Systematic Biology, Uppsala University. atbi.eu/summerschool/files/summerschool/Manktelow_Syllabus.pdf
MAROY, C.Regulation and inequalities in European education systems. Final report. Disponível em: <http://www.girsef.ucl.ac.be/ reguleducnetwork_VF_10dec041.pdf. Acesso em: 12 março 2014.
_____. Convergences and hybridization of educational policies around "post-bureaucratic" models of regulation. Compare: A Journal of Comparative and International Education, v. 39, n. 1, 2009, p. 71-84.
MAYNTZ, R. Governance im Modernen Staat. In: BENZ, A. (Ed.). Governance - Regieren in komplexen Regelsystemen. Eine Einführung. Wiesbaden: VS Verlag, 2004, p. 65-76.
_____.Über Governance. Institutionen und Prozesse politischer Regelung. Frankfurt: Campus, 2009.
MEYER, H.-D. The rise and decline of the common school as an institution:Taking "myth and ceremony" seriously. In: MEYER, H.D.; ROWAN, B. (Eds.). The new institutionalism in education. New York: SUNY Press, 2006, p. 51-66.
MEYER, J. W.; BOLI, J.; THOMAS, G. M.; RAMIREZ, F. O. World society and the nation-state. American Journal of Sociology, v. 103, n. 1, 1997, p. 144-181.
MEYER, H.-D.; ROWAN, B. (Eds.). The new institutionalism in education. New York: SUNY Press, 2006.
MEYER, J. W.; ROWAN, B. The structure of educational organizations. In: MEYER, M. W. et al. Environments and organizations. San Francisco u. a.: Jossey-Bass Publishers, 1978, p. 78-109.
_____. Institutional organization as myth and ceremony. American Journal of Sociology, v. 83, n. 2, 1977, p. 340-363.
MEYER, J. W.; SCOTT, W. R.; DEAL, T. D. Institutional and technical sources of organizational structures: Explaining the structure of educational organizations. In: MEYER, J. W.; SCOTT, W. R. Organizational environments. Ritual and rationality. Beverly Hills u.a.: Sage, 1983, p. 45-67.
MITTER, W. Bildungssouveränität und Schulträgerschaft in Europa in historisch-vergleichender Sicht. In: ANWEILER, O.; MITTER, W. (Eds.). Bildungssouveränität im Wandel. Bielefeld: Universität Bielefeld, 2006, p. 5-20.
MUNDY, K. Educational multilateralism and world (dis)order. Comparative Education Review, v. 42, n. 4, 1998, p. 448-478.
Metschnikoff, E. Etudes sur la nature humaine: Essai de philosophie optimiste. Paris: Masson & C-ie, Paris, 1903.
NAVANEETHAM, K. Age structural transition and economic growth: evidence from south and southeast Asia. In: Proceedings of the IUSSP General Conference. Salvador, Brazil, 2001.
OGAWA N.; SADAHIRO, A.; KONDO M. et al. Demographic-economic model building for Japan. In: UNITED NATIONS/ ESCAP. Modelling Economic and Demographic Development. Asian Population Studies, n. 54, p.117-223, 1983.
OBAMA, B. Prepared remarks of president Barack Obama: back to school event. Arlington, Virginia, September 8, 2009. Disponível em: <http://www.whitehouse.gov/mediaresources/PreparedSchoolRemarks/. Acesso em: 12 dez. 2009.
PARREIRA DO AMARAL, M. Regimeansatz - Annäherung an ein weltweites Bildungsregime. Tertium Comparationis, v. 13, n. 2, 2007, p. 157-182.
POPKEWITZ, T. S. Struggling for the soul: the politics of schooling and the construction of the teacher. New York: Teachers College Press, 1998.
_____. (Ed.). Inventing the modern self and John Dewey: modernities and the traveling of pragmatism in education.Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2008
Prado SD, Sayd JD. Gerontologia como campo do conhecimento científico: conceito, interesses e projeto político. Rev C S Col 2006; 11 (2):211–221.
Paul, C. Ribeiro, O. Introdução. In: Paul, C. Ribeiro, O. (coord.). “Manual de Gerontologia: Aspetos biocomportamentais, psicológicos e sociais do envelhecimento”. Lisboa: Lidel – edições técnicas lda., 2012. p. xvii.
RADTKE, F.-O. Das neue Erziehungsregime.In: FROST, U. (Hg.) Unternehmen Bildung: Die Frankfurter Einsprüche und kontroverse Positionen zur aktuellen Bildungsreform. Sonderheft der Vierteljahrsschrift für Wissenschaftliche Pädagogik, 2006, p. 45-49.
RAUSCHENBACH, T. Konturen einer neuen sozialen Bildungspraxis? Bildung, Erziehung und Betreuung in der offenen Ganztagsschule. In: OPIELKA, M. (Ed.). Bildungsreform als Sozialreform. Zum Zusammenhang von Bildungs und Sozialpolitik, Wiesbaden: VS Verlag, 2005, p. 89-111.
REINALDA, B.; VERBEEK, B. (Eds.). Autonomous policy making by international organizations. London: Routledge, 1998.
RITTBERGER, V. (Ed.). Regime theory and international relations. Oxford: Clarendon Press, 1993.
ROSENAU, J.; CZEMPIEL,E.-O. (Eds.). Governance without government: order and change in world politics.Cambridge: Cambridge University Press, 1992.
SALGADO. M, Uma Nova questão Social. São Paulo: Sesc / Ceti.
VERAS. Renato Peixoto, Terceira Idade: Alternativas para uma sociedade em transição. UNATI, pág. 35 – 46. Rio de Janeiro: 1999.
ZYMEK, B. Regionalität und Internationalität, Mobilisierung und Internationalisierung. 42. Beiheft ZfPäd. Bildungsprozesse und Erziehungsverhältnisse im 20. Jahrhundert, Praktische Entwicklungen und Formen der Reflexion im historischen Kontext, 2000, p. 92-115.
Nenhum comentário:
Postar um comentário