LIVROS DE NEUROCIÊNCIA DE AUTORIA DO PROFESSOR CÉSAR VENÂNCIO
RÁDIO WEB INESPEC - BRASIL - 04-04-2010 ANO IV
2.a. REVISÃO PUBLICADA PSICOLOGIA CLÍNICA UNIVERSIDADE INTERAMERICANA PRINCÍPIOS GERAIS TOMO I Especialista Professor César Augusto Venâncio da Silva - Mestrando by Cesar Augusto Venancio Silva
http://caeeinespec1.yolasite.com/ http://pt.scribd.com/doc/100199239/EDICAO-PARA-IMPRESSAO-I EDIÇÃO PARA IMPRESSÃO I http://www.scribd.com/doc/100199239/EDICAO-PARA-IMPRESSAO-I http://www.scribd.com/doc/100199239/EDICAO-PARA-IMPRESSAO-I http://www.scribd.com/doc/100199239/EDICAO-PARA-IMPRESSAO-I#fullscreensexta-feira, 18 de abril de 2014
Na Europa Os ECTS.
Na Europa Os ECTS.
Este sistema baseia-se em três elementos essenciais: informação (dossiê de informação - sobre programas de estudo e resultados acadêmicos dos alunos), reconhecimento mutuo (contrato de estudos - entre os centros associados e o estudante) e a utilização de créditos acadêmicos ECTS (registo acadêmico - que indicam o volume de trabalho do estudante).
Para os colegas matriculados na Universidade do Atlântico, onde o autor comenta nessa obra os aspectos legais de validades dos seus títulos, fiquem atentos para compreender os ECTS, pois, são referencias normativos e pedagógicos para em seus países de origem gerar posteriores processos válidos de revalidação acadêmica com fins de garantir a validade jurídica do diploma de mestre ou doutor.
Assim entende-se o “European Credit Transfer and Accumulation System”, como um Sistema Europeu de Acumulação e Transferência de Créditos. O reconhecimento dos estudos e dos títulos acadêmicos é uma condição prévia para a criação de um “espaço europeu aberto” e transparente em matéria de educação e formação de forma a promover a mobilidade dos estudantes. O sistema é de uniformização. Os ECTS são um sistema de uniformização dos diversos sistemas de avaliação, presentes no espaço comunitário, com o objetivo de melhorar o reconhecimento académico dos estudos entre diversos países, dentro do próprio país, cidade ou região, assim como entre diferentes tipos de instituições (independentemente de onde, quando ou como foi adquirida a aprendizagem, desde que seja devidamente creditada).
O sistema de ECTS é um instrumento que favorece a transparência, fomenta as relações entre instituições e aumenta as opções dos estudantes. O sistema facilita os centros de reconhecimento dos estudos realizados mediante a utilização de um sistema de avaliação facilmente compreensível, para além de servir para interpretar os sistemas nacionais das instituições do ensino superior. Nessas diretrizes o sistema mede as horas que o estudante tem que trabalhar para alcançar os objetivos do programa de estudos. Estes objetivos são especificados em termos de competências a adquirir e resultados de aprendizagem. Este sistema já existia no Programa Sócrates-Erasmus, que permite aos estudantes fazerem parte do seu percurso acadêmico num outro país. As horas de trabalho do estudante incluem as horas letivas destinadas: aulas teóricas, aulas práticas/laboratoriais, aulas teórico-práticas, seminários, as eventuais horas de estágio, as horas dedicadas ao estudo e à realização de trabalhos, assim como as horas de realização da avaliação, testes, exames escritos/orais e apresentações de trabalhos. Uma vez que a classificação final passa a ser uma média ponderada, as disciplinas onde o aluno tem que trabalhar mais terá um maior número de créditos e, por isso, as suas notas terão um peso maior na média, o que torna o sistema de avaliação mais justo. Na Espanha, Portugal, enfim na Europa, onde se adota os ECTS, definiu-se que 1 ano letivo de estudo a tempo dedicado de estudos, presencial ou “on line” corresponde a 60 créditos ECTS.
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