LIVROS DE NEUROCIÊNCIA DE AUTORIA DO PROFESSOR CÉSAR VENÂNCIO
RÁDIO WEB INESPEC - BRASIL - 04-04-2010 ANO IV
2.a. REVISÃO PUBLICADA PSICOLOGIA CLÍNICA UNIVERSIDADE INTERAMERICANA PRINCÍPIOS GERAIS TOMO I Especialista Professor César Augusto Venâncio da Silva - Mestrando by Cesar Augusto Venancio Silva
http://caeeinespec1.yolasite.com/ http://pt.scribd.com/doc/100199239/EDICAO-PARA-IMPRESSAO-I EDIÇÃO PARA IMPRESSÃO I http://www.scribd.com/doc/100199239/EDICAO-PARA-IMPRESSAO-I http://www.scribd.com/doc/100199239/EDICAO-PARA-IMPRESSAO-I http://www.scribd.com/doc/100199239/EDICAO-PARA-IMPRESSAO-I#fullscreensexta-feira, 18 de abril de 2014
Para Portugal, Espanha, e grande parte dos países europeus a implementação do sistema de créditos ECTS.
Para Portugal, Espanha, e grande parte dos países europeus a implementação do sistema de créditos ECTS implica uma alteração dos paradigmas educacionais:
1. O processo de formação deixa de ser centrado no ensino e passa a ser centrado na aprendizagem, ou seja, no estudante e a carga de trabalho dos estudantes neste sistema, consiste no tempo requerido para completar todas as actividades de aprendizagem planeadas tal como aulas teóricas, seminários, estudo individual, preparação de projectos, exames, etc.;
2. As metodologias de aprendizagem devem propiciar o desenvolvimento não só de competências específicas, mas também ter capacidades e competências horizontais, como sejam o aprender a pensar, o espírito crítico, o aprender a prender, a capacidade para analisar situações e resolver problemas, as capacidades comunicativas, a liderança, a inovação, a integração em equipa, a adaptação à mudança, etc.
3. O papel do professor vai além do espaço físico da aula e passa a assumir funções de orientador, de apoio e de suporte;
4. As áreas das instituições tais como bibliotecas, laboratórios, etc. são considerados espaços de aprendizagem;
5. Torna relevante o acesso à informação – escrita, oral, Internet, a capacidade de a selecionar, de a organizar e de a sintetizar;
6. Permite flexibilizar os percursos formativos.
Os créditos dentro do sistema de ECTS apenas poderão ser obtidos depois de completado com êxito o trabalho requerido e a respectiva avaliação dos resultados de aprendizagem. Estes resultados são expressos em grupos de competências, que determinam os conhecimentos que o estudante irá ter, as suas capacidades e competências correspondentes a objetivos predefinidos de formação.
Transparência.
O ECTS assegura a transparência através dos instrumentos seguintes:
Créditos ECTS - estes créditos indicam, na forma de um valor numérico atribuído a cada módulo, o volume de trabalho a efetuar pelo estudante para completá-los. Exprimem a quantidade de trabalho que cada módulo exige relativamente ao volume global de trabalho necessário para concluir com êxito um ano de estudos no estabelecimento e não se limita apenas às horas de frequência.
Dossiê de informação - fornece informações úteis ao estudante e ao pessoal sobre os estabelecimentos, as faculdades/departamentos, organização e estrutura dos estudos, bem como sobre os módulos.
Contrato de estudos - descreve o programa de estudos que o estudante deverá seguir bem como os créditos ECTS que lhe serão atribuídos depois de satisfeitas as condições necessárias. Através deste contrato, o estudante compromete-se a seguir o programa de estudos no estrangeiro considerando-o como parte integrante dos seus estudos superiores; o estabelecimento de origem compromete-se a garantir o pleno reconhecimento académico aos créditos obtidos no estrangeiro; por último, o estabelecimento de acolhimento compromete-se a garantir os módulos definidos, na reserva de uma remodelação dos horários.
Registo acadêmico - apresenta de forma clara, completa e compreensível para todos os resultados acadêmicos do estudante. A transferência de créditos no âmbito do ECTS efetua-se através da troca, entre os estabelecimentos de origem e de acolhimento, dos boletins de avaliação dos estudantes. Estes boletins indicam os resultados do estudante ECTS antes e após o período de estudos no estrangeiro e mencionam, para cada módulo seguido pelo estudante, não só os créditos ECTS, mas também as notas obtidas de acordo com o sistema de classificação local e, se possível, as notas obtidas segundo a escala ECTS. A combinação destas notas e dos créditos ECTS constitui de certo modo um balanço respectivamente qualitativo e quantitativo do trabalho efetuado pelo estudante ECTS.
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